terça-feira, 11 de agosto de 2020

MULHER PODE SER PASTORA SEGUNDO A BÍBLIA?




"As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja." (I Cor. 14:34-35). 

"A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio." (I Tim 2:11-12). 

Achar que uma mulher pode ser "Pastora" é um dos maiores equívocos que podemos cometer.

Volta e meia alguém me diz que Deus pode sim usar uma mulher para ser "Pastora" a fim de guiar o povo de Deus. Nesta perspectiva é comum ouvirmos expressões do tipo: Deus não faz excepção de pessoa e, Deus pode sim usar mulheres para serem pastoras. 

Ora, infelizmente não são poucos aqueles que, ao pensar dessa forma, demonstram ignorar o facto de que tais argumentos usados por eles para sustentar o pastorado feminino é fraco. E  ainda por cima não tem base teológica. 

Bom, talvez você esteja dizendo no seu coração: "Você está insinuando que mulher não pode ser Pastora ou então assumir a liderança na igreja?"

Pois é, estou dizendo mesmo isso. Até porque as Escrituras não referendam a ordenação de mulheres ao ministério pastoral. Outra coisa que precisamos também considerar é que  Jesus não chamou apóstolas entre os doze. Todos apóstolos escolhidos por Jesus eram homens. Entretanto, até o apóstolo Paulo não fala de presbíteras, episcopisas, muito menos pastoras.

A bíblia é clara e correcta quando ela ordena que pastores deverão ser homens. "Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar. Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia; (Porque, se alguém não governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); Não neófito, para que, não ensoberdecendo-se , não caia na condenação do diabo." (I Tim 3: 1-6).

Agora note os seguintes factos contidos nestes versículos. A expressão se alguém deseja, refere-se, em grego, a um homem adulto. A palavra bispo é masculina e, portanto, refere-se a um homem adulto. A expressão marido de uma mulher refere-se a um homem adulto, em contrário as mulheres ou crianças. Até a expressão não contencioso, no Grego, é masculina e também afirma que o pastor deve ser do sexo masculino. O facto no qual o pastor deve governar bem sua própria casa proibiria uma mulher casada de ser uma pastora. Até a palavra neófito é masculina enfatizando ainda mais aquele que preenche o ofício de pastor, não deve ser um homem neófito.

Biblicamente a mulher não possui liderança na família tampouco dentro da igreja de Cristo. Nesta perspectiva a mulher não pode ser Pastora, Apóstola e Bispa. Ora, também a mulher não pode ser ordenada algum cargo de liderança ministerial muito menos será apenas chamada por algum destes títulos, porque é antí-bíblico. E também pouco importa quantas almas ela lidera, quantos milagres acontecem na igreja na qual ela lidera. 

Prezado amigo, só posso dizer que aqueles quem colocam as Escrituras contra Escrituras, num esforço de justificar, deste modo, sua violação destes ensinamentos, o fazem para sua própria perdição. Eles são culpados de torcer as Escrituras. "Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e os instáveis torcem, e igualmente as outras Escrituras, para a sua própria perdição." (II Pedro 3:16). Aqueles que distorcem a Palavra de Deus para adequa-las aos seus próprios pensamentos dão evidências de suas reais actitudes contra Deus e sua inspirada Palavra. 

Portanto, continuar no erro é uma tolice, mas ter coragem para mudar é um gesto de humildade e sabedoria. 

Baptista José



Sem comentários:

Enviar um comentário